“Dia Mundial da Fisioterapia” é comemorado em 08 de setembro, data que foi instituída em 1996 pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT – World Confederation for Physical Therapy). Dados de 2021 apontam que existem mais de 278 mil profissionais na área no Brasil, e o horizonte do mercado de trabalho para esse profissional é cada vez mais promissor.
No geral, as profissões da área da saúde sempre foram muito valorizadas, mas a pandemia de Covid-19 mostrou ainda mais a importância dos profissionais que trabalham pela saúde e bem-estar da população: de acordo com uma pesquisa de um site especializado em vagas de emprego, a procura por fisioterapeuta hospitalar e respiratório subiu 725% e 716%. Além disso, a terapia física e a terapia respiratória foram indicadas no início de 2020 como duas carreiras promissoras para o futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial.
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA
A história da Fisioterapia tem origem na Antiguidade (4.000 a.C- 395 d.C), quando sacerdotes usavam peixes elétrico e ginástica para amenizar as “diferenças incômodas”, como eram chamados algumas doenças e problemas de saúde. Na época do Renascimento, por conta da influência das artes, surgiu a preocupação com o físico e exercícios que mantivessem ou melhorassem a saúde corporal. A partir da Revolução Industrial, os estudos se voltaram para amenizar o impacto de doenças e acidentes de trabalho da mão-de-obra das fábricas. Mas foi mesmo nos períodos das grandes guerras mundiais, no século 20, que a Fisioterapia assumiu caráter de reabilitação e reintegração de doentes e mutilados à vida em sociedade.
No Brasil, o primeiro curso para formar profissionais técnicos foi criado em 1951, e tinha apenas um ano de duração. De lá para cá, o currículo dos cursos foi aprimorado, e em 1975 passou a ser considerado curso superior.
A PROFISSÃO
“A Fisioterapia é uma área bastante tradicional entre os cursos da área da Saúde, e certamente continuará por muito tempo oferecendo grandes possibilidades para quem quiser se aprimorar. Com a graduação, o estudante já consegue atuar em quase todas as subáreas da profissão, e se buscar uma especialização ou pós-graduação se torna um profissional ainda mais valioso no mercado”, diz a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, Carolina Lourenço Reis Quedas.
A seguir, a docente elenca áreas em que o profissional de Fisioterapia pode atuar.
Fisioterapeuta Respiratória: esta é uma das áreas que melhor remuneram financeiramente o profissional. Trata-se do tratamento e prevenção a doenças do sistema respiratório como a asma, bronquite e tuberculose, usando para isso exercícios com objetivo de combater e tratar as enfermidades, recuperando a capacidade respiratória do paciente.
Fisioterapia Dermatofuncional: essa área atua para reabilitar pacientes com cicatrizes pós-traumáticas, mastectomia, queimaduras e câncer. Para isso, o fisioterapeuta trata e restaura a pele do paciente, não apenas do ponto de vista estético, mas também melhorando sua função e consequentemente a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo.
Fisioterapia do Trabalho: nessa área, o profissional atua tratando ou prevenindo problemas relacionados à atividade laboral, tratando dores e prevenindo lesões, buscando melhorar o bem-estar dos colaboradores — o que acaba colaborando também para reduzir o afastamento de funcionários.
Fisioterapeuta Traumato-ortopédica funcional: nessa área, o profissional atua junto a pacientes que sofreram traumas ou acidentes que comprometeram os ossos. Para isso, os tratamentos envolvem o fortalecimento dos músculos para diminuição de inflamações, melhora da circulação sanguíneo e recuperação de movimentos.
Fisioterapia Esportiva: esta é uma área que vem gerando cada vez mais procura, e o profissional pode atuar em academias, centros esportivos e clubes, auxiliando atletas amadores ou profissionais nas atividades físicas, reduzindo dessa forma os perigos de lesões.
Fisioterapia Neurofuncional: essa área é responsável por atuar junto a pacientes que apresentam dificuldades de locomoção e cognição em decorrência de lesões cerebrais e alterações no sistema nervoso, como por exemplo pacientes que sofrem de Alzheimer e Mal de Parkinson, ou que sofreram AVC ou traumatismo craniano. Também atende crianças, adolescente e adultos com deficiência e síndromes, para garantia da qualidade de vida e melhora da sua independência.
Fisioterapia no Transtorno do Espectro Autista: essa área é responsável pelo atendimento de crianças, adolescente e adultos com TEA. Além do conhecimento na área da Fisioterapia, o profissional deve ter conhecimento na área de análise do comportamento aplicada e ter o entendimento das práticas baseadas em evidência.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.