SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE ORIENTAÇÕES SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS PARA INTEGRANTES DO CCI ILSE FERRAZ
Na manhã desta terça-feira (21), a Prefeitura, através da secretaria de Saúde, iniciou uma série de ações educativas direcionadas às pessoas da melhor idade, a fim de alertá-los sobre o alto risco de quedas dentro e fora de casa, oferecendo orientações que podem fazer toda a diferença na rotina de cuidados dos idosos.
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a frequência das quedas em pessoas acima de 65 anos é de aproximadamente 28% a 35%, esse número aumenta para 32% a 42% na faixa etária com mais de 70 anos.
Entre as principais causas das quedas está o próprio envelhecimento, que ocasiona mudanças fisiológicas que podem afetar funções vitais do corpo, possibilitando problemas como a diminuição da visão, fraqueza da musculatura, alterações no equilíbrio, entre outros.
Entretanto, não é somente a idade que influencia no aumento nesse quadro, existem fatores de risco externos e internos, hábitos e descuidos que atuam como agente determinante em grande parte dos casos.
Por isso, dicas simples como substituir o uso de tapetes de tecidos pelos emborrachados antiderrapantes, manter os ambientes bem iluminados com cortinas abertas e claras, ou até mesmo garantir que objetos que são mais utilizados no dia a dia fiquem no alcance da visão, podem evitar acidentes no futuro.
Durante a atividade, administrada pela fisioterapeuta Katia Rodrigues Lopes, foi realizada uma série de exercícios laborais para que os frequentadores do CCI Ilse Ferraz pudessem entender a importância do fortalecimento da musculatura e da postura, com aquecimentos e alongamentos que podem ser feitos sozinhos em casa, e que impactam positivamente na sua saúde.
As palestras serão realizadas também nos ESFs, Academia da Saúde Manoel Alves Dos Santos e no CCI Eloy Atanis Garcia, ainda neste mês de junho.