Mutirão foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis, e atendeu cerca de 50 mulheres durante o dia 3 de junho de 2022
As turmas do 3º e 4º ano do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) fizeram, em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis, um mutirão para realização de exames de prevenção para cerca de 50 mulheres no dia 3 de junho de 2022, na Unidade Básica de Saúde Bonfim.
O médico e professor da FEMA, Luiz Takano, explica que o mutirão foi organizado a partir de uma conversa com o clínico da UBS Bonfim, Dr. André, que informou que a prefeitura levaria um ônibus para coletas de papanicolau de cerca de 50 mulheres. “A partir daí, pensamos em fazer uma grande campanha, juntando a equipe do Dr. André e a equipe de alunos que estão comigo, para realizar esses exames. Então, abrimos o espaço para o maior número de mulheres possível fazerem a coleta de papanicolau, e também estamos indicando a mamografia para as pacientes com mais de cinquenta anos, visto que o Ministério da Saúde recomenda esse exame a cada dois anos para as mulheres dessa faixa etária”, esclarece o médico.
O professor Takano completa dizendo que “o dia também é uma oportunidade de levar informação, então alguns alunos também estiveram na sala de espera e nos intervalos das consultas, falando com essas mulheres sobre prevenção, planejamento familiar e outros assuntos relacionados à saúde da mulher”, declara.
De acordo com a aluna do 4º ano, Leticia Fabris Cordeiro, o objetivo do mutirão “foi dar, às mulheres, uma oportunidade de fazer o papanicolau, já que nem sempre a rede de saúde consegue atender uma demanda tão grande. Então, tivemos cinco salas de alunos atendendo, com os professores auxiliando, e na frente da UBS, o ônibus do papanicolau. Além disso, houve a união da turma 7 e 8, o que achamos muito legal, porque nem sempre temos essa interação. Foi uma oportunidade para trabalharmos juntos, aprendermos um com o outro e trocarmos bastante informações”, conta Leticia.
Para o aluno Daniel Freitas Rodrigues, também do 4º ano, “essa é uma atividade focada na saúde da família mesmo, e quando falamos em ginecologia o foco é na prevenção do câncer de colo de útero, o câncer de mama e outros temas de prevenção, como as infecções sexualmente transmissíveis. Então, por exemplo, nós aproveitamos o momento em que as pacientes vêm da coleta de dados para discutir esses temas… autoexame das mamas, prevenção de doenças cardiovasculares. É uma atividade que vai ao encontro do que discutimos na faculdade, tornar a FEMA cada vez mais próxima da comunidade de Assis que está na UBS”, finaliza Daniel.