(Fonte: Visão Notícias)
Marília registrou mais um exemplo de como a Covid-19 voltou “com tudo”, após um período de trégua. As taxas de ocupação em hospitais da cidade, com pacientes que contraíram a doença, voltaram a crescer.
A cidade também registrou ontem mais uma morte pela doença: mulher, de 32 anos, com doença imunodeficiência/imunodepressão e obesidade. Agora, são 1.084 óbitos confirmados e 55.221 casos positivos.
Ontem (06/06/2022), por exemplo, todos os 15 leitos de UTI pagos pelo SUS estavam ocupados (taxa de 100%). Os leitos de enfermaria também atingiram nível vermelho: a taxa de ocupação é de 72% dos 25 leitos destinados aos pacientes com suspeita ou exame positivo.
No caso dos hospitais particulares/convênios, a taxa de ocupação em UTI e enfermaria está em 50% (são 7 leitos de UTI e 10 de enfermaria).
Desde março que a Covid-19 tinha apontado que estava em queda, devido principalmente ao aumento da vacinação da população, segundo o governo do Estado. Em Marília, por exemplo, atingiu 91,5%.
Tanto que, naquele mês, deixou de ser obrigatório o uso de máscaras também em locais fechados.
No final de maio, porém, a Secretaria Estadual da Saúde passou a orientar que as máscaras deveriam ser novamente utilizadas nesses locais fechados.
Em Marília, pelo menos por enquanto, a Prefeitura não pretende decretar essa obrigatoriedade.