(FONTE: Visão Notícias)
Luizinho Cai-Cai é apontado como é suspeito de permanecer como dono de uma marca de cigarros populares, sem aparecer nos registros oficiais.
O ex-presidente do MAC, o empresário Luiz Antônio Duarte Ferreira, conhecido como Luizinho Cai-Cai, é um dos alvos da operação desencadeada hoje pela Secretaria Estadual da Fazenda, que conta com participação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público, com objetivo de investigar fraude fiscal estruturada, organização criminosa e lavagem de dinheiro com a venda de cigarros, inclusive, contrabandeados.
Foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão em endereços em São Paulo, Marília, Araraquara, Bady Bassitt e Taubaté (veja abaixo quem são os investigados).
Os mandados são cumpridos por 40 auditores fiscais da Receita Estadual, 14 promotores de Justiça e nove procuradores do Estado, além de nove servidores das três instituições e de equipes dos batalhões da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A operação que ocorre no “Dia Mundial sem Tabaco” (alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo), fez bloqueio de bens imóveis, veículos de luxo, embarcações, aeronaves, marcas e direitos creditórios do grupo econômico reconhecido em decisão proferida pela Justiça.
A investigação se concentra nos negócios da empresa Dicina Distribuidora de Cigarros e Cigarrilhas Limitada, dona de marcas de cigarros populares.
Dinheiro apreendido em Araraquara, durante a operação.
A empresa tem uma dívida de R$ 213 milhões com o estado de São Paulo e é sucessora da American Virginia Comércio Importação e Exportação de Tabacos, uma das maiores devedoras da União, com uma dívida superior a R$ 3 bilhões.
Luizinho Cai-Cai é suspeito de permanecer como dono do negócio sem aparecer nos registros oficiais, colocando a empresa em nome de terceiros.
Ele e os seus advogados ainda não divulgaram nenhuma nota oficial sobre a operação.
Em Araraquara, em uma fábrica de tabacos, os agentes apreenderam uma alta quantia em dinheiro.
Quem é Luizinho Cai-Cai
O empresário Luiz Antônio Duarte Ferreira (foto) foi eleito presidente do MAC inicialmente para o quadriênio 2005/2008, quando o time iria disputar, logo no seu primeiro ano de mandato, a primeira divisão do futebol paulista e a série B do Brasileiro.
Em 2019, quando era maior acionsta da Ferroviária, Luiz Antônio Duarte Ferreira comprou o União Almeirim, equipe da 4ª Divisão do futebol português, em parceria com o ex-jogador Palhinha (bicampeão mundial com o São Paulo em 1992 e 1993) e ex- jogador do MAC tendo vestido a camisa do Marília em 2002, na conquista do título do Campeonato Paulista da Série A-2. Com informações do G1