A Prefeitura de Assis através da equipe de Abordagem da Secretaria da Assistência Social intensificou as rondas diurnas e noturnas, com o objetivo de acolher as pessoas em situação de rua e levá-las para a Casa de Passagem, pois a temperatura caiu drasticamente e a preocupação com esse grupo de cidadãos aumentou.
O serviço da Casa de Passagem, é oferecido pela Secretaria da Assistência Social e disponibiliza aos usuários alimentação, higiene, roupas, pouso e providências de documentos quando necessário.
De acordo com Romualdo Marcelino, coordenador do local, é realizado trabalhos constantes de rondas visando sempre acolher essa população em situação de vulnerabilidade pelas ruas. Porém agora nesse período de muito frio, as rondas são intensificadas.
“Levamos a noite cobertas para aqueles que não queiram ir para a Casa de Passagem, e oferecemos alimentos como, caldo de mandioca com carne moída, pão com presunto e queijo, chocolate quente” comentou Romualdo.
A secretária da Assistência Social, Vanessa Eugênio ressalta que, as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade nas ruas, não são obrigadas a saírem das ruas, mas recebem todo o apoio assistencial do poder público municipal.
“Importante destacar que as pessoas em situação de rua têm o direito de escolha de permanecer no local público ou irem para a Casa de Passagem. Atualmente estamos com 18 homens na ala masculina e duas mulheres na ala feminina, total 20 pessoas que estão acolhidas, recebendo cinco refeições por dia, sendo café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche da noite” a secretária.
Quem encontrar morador em situação de rua pode entrar em contato pelo telefone 3323 7709, que a equipe de Abordagem da Assistência Social estará acolhendo essa pessoa.
Assis, Cidade em Movimento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.