Disponível desde maio de 2020 no Estado de São Paulo, serviço é oferecido de forma 100% eletrônica
São Paulo, 11 de maio de 2022- Praticidade e agilidade. Esses dois adjetivos definem o licenciamento digital, documento presente no cotidiano de milhares de condutores paulistas. O serviço, que completa dois anos neste mês de maio, já foi realizado por 30,1 milhões de motoristas no Estado de São Paulo. Os dados do Detran.SP são referentes ao período entre maio de 2020 e abril deste ano.
Somente nos quatro primeiros meses de 2022, cinco milhões de proprietários de veículos já regularizaram a documentação digitalmente. Janeiro foi o mês com mais emissões. Foram 3,2 milhões.
Conhecido também por CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o documento digital possui a mesma validade jurídica do formato impresso. Com a versão eletrônica, não é necessário também que o cidadão se dirija a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo.
O proprietário tem total independência para baixar a versão eletrônica no celular ou, se quiser, imprimir o próprio documento em casa. O condutor pode ainda compartilhar CRLV-e com todos que utilizam o veículo.
“É importante que os motoristas paulistas tenham uma boa experiência na utilização dos serviços públicos digitais, economizando dinheiro e resolvendo suas questões com o Detran.SP de maneira simples, com menos burocracia e mais comodidade”, explica Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.
Capital lidera
Em todo o Estado de São Paulo, a capital é o município com mais veículos licenciados no formato eletrônico. Desde o início da implantação do serviço, 6,8 milhões de proprietários regularizaram a situação online. Em seguida, as cidades com mais documentos emitidos digitalmente foram: Campinas (892.873), Guarulhos(699.730), Ribeirão Preto (602.512), São Bernardo do Campo (574.554) e Sorocaba (512.443).