O lançamento do vídeo será pela plataforma do Google Meet
O link para acompanhamento é: https://meet.google.com/xgt-svsw-otf
Ou abra o Meet e digite este código: xgt-svsw-otf
Abaixo, temos a nota do Departamento de História, detalhando como o projeto foi pensado:
O projeto que ora se apresenta tem como objetivo realizar um audiovisual que será apresentado pelos sistemas de comunicação ligados tanto às redes sociais quanto a páginas oficiais de apresentação da produção artística.
Por se tratar de produto construído com documentos (fotografia, documentos e depoimentos) este audiovisual presta-se a ampliação deste , diríamos produto, nos suportes como catálogos, podcasts, e apresentações em mídias como youtube e vimeo, por exemplo.
Espera-se com a realização deste trabalho uma divulgação maciça não só entre os depoentes participantes e suas famílias, como a todos os habitantes da cidade de Assis e arredores, porque não destacar, o Oeste Paulista, onde a ferrovia criou laços importantes de convivência, sustento e desenvolvimento para a região. O primeiro produto a ser apresentado é o audiovisual, que como já destacamos poderá abrir espaço para a feitura de catálogos e podcasts.
Num primeiro momento nossa intenção é abrir espaço para a divulgação da memória dos ferroviários através de suas lembranças, tanto em depoimentos que serão inseridos no audiovisual, quanto na apresentação de documentação da Estrada de Ferro Sorocabana e Fepasa.
Este projeto com certeza, por estar ligado à Universidade e contar com pesquisadores experientes, como já destacamos, estimulará a produção e difusão de outras realizações artistico-culturais , não só no campus e na cidade de Assis como nos processos pedagógicos/acadêmicos de nossos cursos, capitaneados pelo curso de História da UNESP.
A proposta, mesma, do projeto é a de estimular a articulação entre os cursos do campus de Assis, a saber : Letras, Linguística, Psicologia. O projeto, já na sua construção, por ter participação de estudantes de graduação, pós e de ex-alunos dos cursos dará a esses pesquisadores experiência para futuras realizações artistico-culturais de caráter extensionista. No nosso caso, mais do que outros temas, estaremos diretamente vinculados com os cidadãos da Cidade de Assis, cumprindo a função extensionista.
Queremos referendar, portanto, a importância do projeto como instrumento de
articulação entre ensino, Extensão e Pesquisa.
Assis, 05 de Abril de 2022
Prof. Dr. Eduardo José Afonso
Departamento de História