A 1ª DELEGACIA DE INVESTIGAÇÕES GERAIS – DIG/DEIC-8 APREENDE 450 KG DE CRACK EM AVIÃO E PRENDE EM FLAGRANTE UM SUSPEITO
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, através da 1ª Delegacia de Investigações Gerais – DIG – e com apoio do Grupo de Operações Especiais – GOE – DEIC-8 apreendeu na data de ontem mais de 450 kg de crack, os quais eram transportados em uma aeronave.
Após receber informações oriundas da Polícia Civil do Estado do Paraná, a Polícia Civil paulista passou a trabalhar em conjunto e a apurar os relatos trazidos na notícia anônima recebida naquele estado. As inteligências de ambas as polícias conseguiram precisar o local e a forma onde a droga seria entregue, uma pista de pouso localizada na zona rural da cidade de Teodoro Sampaio/SP, em meio a uma grande plantação de cana.
A partir dessas informações, foi possível se precisar datas e horários em que a aeronave, carregada com a droga, efetuaria o pouso, bem como sua origem – Estado do Mato Grosso do Sul -. Os investigadores também tinham conhecimento de que antes da aeronave pousar, logo pela manhã, pessoas associadas ao grupo criminoso responsável pelo transporte da droga, transitavam pela região de forma a verificar se haviam no local pessoas que poderiam testemunhar o pouso ou, até mesmo, fiscalização policial. Essas pessoas eram as mesmas incumbidas de realizarem o descarrego do avião e o seu reabastecimento. A apuração inicial ainda conseguiu apurar os veículos que seriam usados no apoio logístico dessa transação ilícita.
Por esta razão, e com base naquelas informações, a Polícia Civil do Estado de São Paulo, em conjunto com os agentes paranaenses, infiltrou agentes de ambas as instituições em meio aquela plantação durante a madrugada, onde a pista de pouso passou a ser vigiada veladamente.
A vigilância foi feita durante todo o último final de semana (16-17 e 18/04), até que na manhã de ontem, os suspeitos foram até ao local e ali começaram a se preparar para o recebimento da droga e o abastecimento do avião. Os policiais aguardaram até o momento em que a aeronave pousou e começou a ser descarregada e, então, realizaram a prisão de um dos suspeitos. O piloto da aeronave conseguiu fugir. Foram realizadas buscas pelo local, com apoio de uma aeronave policial, bem como de cães farejadores, contudo, ele ainda não foi localizado.
O suspeito foi preso em flagrante e indiciado pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O avião e um dos veículos usados pela associação criminosa foram apreendidos e serão objeto de destinação pública e/ou leilão.
A investigação prosseguirá pela DIG/DEIC, onde serão também apurados os crimes de organização criminosa e lavagem de capitais.