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REGIÃO – Projeto Solar Musical encerra oficinas com apresentações dias 05 e 06 de abril

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Projeto Solar Musical beneficia crianças e adolescentes com cultura, aprendizado e eleva a autoestima

As oficinas culturais da edição 2020 chegam ao final com apresentação de encerramento e coleciona cases emocionantes e de superação

Chegamos ao final das atividades das oficinas do Projeto Solar Musical edição 2020 e os espetáculos serão apresentados nos dias 5 e 6 de abril.

Haverá homenagem ao centenário da Semana da Arte Moderna, peça escrita pelos os próprios alunos e muito mais.

Mas, o que mais chamou a atenção dos coordenadores foi o benefício do Projeto Solar Musical atestando que a cultura faz bem a  autoestima e revoluciona a vida de crianças e adolescentes vulneráveis e com problemas de saúde sendo uma arteterapia, além de ser um local de socialização e muito aprendizado.

Há casos de superação em todos os sentidos. No release abaixo selecionamos alguns exemplos para serem contados e para serem uma motivação para quem busca a arte para o bem estar e cultural.

E também fala sobre as apresentações que acontecerão nas cidades de Paraguaçu Paulista, dia 5 e em Iepê e Narandiba, dia 6 de abril.

O Projeto Solar Musical encerra suas oficinas de música, canto coral, dança e teatro edição 2020, com apresentações nos dias 05 e 06 de abril, que serão realizadas nas cidades de Paraguaçu Paulista (Teatro Municipal – Lucila Nascimento), Iepê (Casa da Criança e Adolescente) e Narandiba (Casa da Cultura). Com repertórios musicais de Villa Lobos, em homenagem ao centenário da Semana da Arte Moderna, peça de teatro escrita com as experiências de vida dos próprios alunos, coral infantil e da terceira idade, serão alguns dos atrativos deste evento gratuito aberto ao público.

Patrocinado pela Cocal por meio da Lei de Incentivo à Cultura PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, o Solar Musical beneficiou cerca de 600 alunos do projeto por meio do desenvolvimento sociocultural, incluindo-os ao universo musical e cultural, tendo a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos, despertando-os para as artes e promovendo o autoconhecimento, a interação social sendo mais participativos, mais disciplinados e mais focados. Assim como também foram trabalhadas questões de auto estima e timidez, quebrando barreiras, além de casos de superação.

Um exemplo é o aluno Daniel, de 16 anos da oficina de teatro de Paraguaçu Paulista, “quando comecei a praticar o teatro, tudo na minha vida mudou, perdi um pouco da timidez, porque eu era muito tímido, tinha vergonha de conversar com as pessoas em público e acho que o teatro melhorou isso, e muito em mim e, hoje sou mais de boa nesta parte e consigo dialogar bem com as pessoas”, disse o aluno da professora de teatro, Andreia Oliveira.

“O teatro em si é uma arte agregadora, não só de pessoas, mas também de diversas modalidades como a música, canto e dança e o Projeto Solar Musical traz em si uma potencialidade admirável porque reúne tudo isso”, fala Hannael Mendes, ator e professor das oficinas de teatro de Narandiba. “ O trabalho do teatro como ferramenta pedagógica está ligado diretamente ao desenvolvimento das funções cognitivas excepcionalmente a memória, partindo desse conceito entende-se os seus efeitos positivos, por isso a importância de sua aplicação na criança e no adolescente, pois o teatro pode contribuir espontaneamente no seu desenvolvendo tornando-o uma pessoa mais ativa em seu meio, ajudando-o no desenvolvimento das demais funções, tais como: o pensamento, a linguagem, a percepção, o raciocínio, entre outras”, afirma o professor.

Na oficina de Hannael Mendes, há duas experiências de alunos que se desenvolveram com os benefícios do teatro. Um com dificuldades de atenção, concentração e leitura, e o outro devido a um acidente possui dificuldade de visão em uma das vistas, é introvertido e, não sabe ler

nem escrever, e através do contato com o teatro por meio do Projeto Solar Musical, ambos estão apresentando resultados animadores. “Em dezembro de 2021 para a apresentação de uma ação pedagógica do projeto, esses alunos conseguiram memorizar seus textos e suas ações quase que na íntegra e protagonizaram com louvor suas cenas. Percebe-se também uma evolução em suas relações pessoais fora do exercício do teatro”, comemora Hannael Mendes.

Um outro exemplo é o caso de uma aluna, que por conta da depressão e muitos problemas familiares, se auto mutilava e, quando passou a frequentar as oficinas do Projeto Solar Musical, sua autoestima elevou e passou a se sociabilizar.

É importante ressaltar que, todos os segmentos artísticos contemplados pelo Projeto Solar Musical (violão, canto coral, jaz dance, fanfarra e teatro), são extremamente relevantes ao desenvolvimento da pessoa do ponto de vista pedagógico e cumprem suas funções. “A música e a arte ajudam a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico matemático e a memória, além de ser forte desencadeador de emoções”, explica coordenador artístico e pedagógico do projeto, maestro Eduardo Pereira.

Estas oficinas realizadas em centros educacionais e comunitários das cidades de Paraguaçu Paulista, Narandiba e Iepê, impactaram de forma positiva na vida destas crianças e adolescentes. “É muito gratificante ver o resultado do Projeto Solar Musical e a evolução no aprendizado dos alunos, na sua socialização e na superação de alunos como os exemplos citados acima”, diz Raquel Margarida, produtora cultural e diretora executiva do projeto.

Apresentações

Para comemorar o sucesso do Projeto Solar Musical e o encerramento das oficinas da edição 2020 do projeto, os alunos se apresentarão em suas cidades para as autoridades locais, pais, amigos, convidados e público em geral.

Umas das apresentações musicais será o da oficina de canto coral de Paraguaçu Paulista, ministrado pela professora Valquíria Trevisan Paião, cujos alunos farão uma homenagem ao centenário da Semana da Arte Moderna, cantando composições de Villa Lobos como o “ O Trenzinho do Caipira” e os alunos da oficina de teatro interpretarão personagens baseados em autobiografias e confissões de adolescentes com a peça “Ecos”, em que questões do dia a dia, familiares, sociais e a de auto afirmação serão abordadas.

Em Iepê as apresentações serão das oficinas de coral mirim, fanfarra e violão com crianças e adolescentes e, em Narandiba as oficinas de teatro, dança e violão serão exibidas também por crianças e adolescentes.

Paraguaçu Paulista:  Dia 05 de abril | Teatro Municipal Lucila Nascimento – Rua Manilio Gobb, 124 – Centro | Horário: às 19h

Iepê:  Casa da Criança e do Adolescente | Horário: às 17h30

Narandiba: Auditório do Centro Cultural João Rodrigues Sobrinho – Rua Jader Cardoso Garcia, 520, Parque dos Ingás | Horário: às 19h45

 

Projeto Solar Musical: @projetosolarmusical | facebook.com/projetosolarmusical

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