Início Notícias Brasil MARÍLIA – Prefeitura prepara Certificação Ambiental para empresas “amigas do meio ambiente”

MARÍLIA – Prefeitura prepara Certificação Ambiental para empresas “amigas do meio ambiente”

231
0
O “Selo Verde” será entregue às empresas que colaboram com ações que promovam melhorias socioambientais na cidade

A equipe de Gestores Ambientais do município, coordenada pelo Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, está concluindo a elaboração da Certificação Ambiental que será entregue às empresas que atuam em ações ambientais através de parcerias com o poder público.
O “Selo Verde” será entregue às empresas que colaboram com ações que promovam melhorias socioambientais na cidade.
A ideia é premiar aquelas que já colaboram com o meio ambiente, e incentivar outras empresas a promover ações sustentáveis que reflitam em melhorias ambientais e inclusão social de famílias carentes em Marília.
Segundo o Chefe do Meio Ambiente e Gestor Ambiental, Cassiano Rodrigues Leite, a certificação é uma forma de apresentar à população as empresas que se preocupam com o meio ambiente e destacar os administradores que buscam melhorar a qualidade de vida do cidadão mariliense.
“Avançamos muito nas questões ambientais nos últimos anos. Marília conquistou as estações de tratamento de esgoto, construiu e licenciou a plataforma de transbordo, vem protegendo suas nascentes, implantando a coleta seletiva com inclusão social, avançando em projetos inovadores com apoio de ambientalistas, como o Projeto Plantas e Peixes, Projeto Doce Futuro, Projeto AgroFloresta, EcoEstação e Recicla Marília na coleta seletiva, dentre vários outros que diariamente nos procuram para desenvolvermos juntos às ações ambientais. Ainda, criamos bosques temáticos, como o Bosque dos Ipês Amarelos, Bosque das Flores e Bosque dos Pássaros. Em breve inauguraremos mais dois ecopontos públicos, nas zonas norte e oeste, que juntos com o existente na zona sul, receberão resíduos variados, deixando nossa cidade cada vez mais sadia e ambientalmente equilibrada. Estamos preparando a licitação para compra de 20 mil árvores, que serão plantadas em 2022, e estamos adiantados na compra de sacolas verdes para realização da coleta seletiva de porta em porta. A miniusina de energia solar está funcionando em fase de testes e a revitalização do espaço ocupado, próximo à antiga rodoviária, tem agradado quem visita o local. Muita coisa foi feita, mas bem sabemos que temos muito ainda a fazer. A participação de empresários e ambientalistas tem sido fundamental para o sucesso destas ações. Acredito que o momento é propício para retribuirmos esse apoio através da Certificação Ambiental destes parceiros. Marília recebeu do Programa Município Verde Azul a Certificação de Qualificação Ambiental em 2020 e em breve nos será entregue a Certificação Ambiental de 2021, com notas superiores a todos os anos anteriores. Neste tema, Marília é bicampeã na diretiva Município Sustentável, com notas 10 nos dois últimos anos. Dessa forma, a coordenação do Programa Estadual nos permite usar o “selo verde” para premiar empresas com essa certificação, demonstrando que estes se preocupam com as questões ambientais em nossa cidade. Levaremos em conta as dimensões destas parcerias, considerando os impactos, inclusão social e resultados ambientais, como redução na emissão do CO², toneladas de reciclagem alcançada, apoio a associações e cooperativas de catadores em promoção à inclusão socioambiental, preservação e economia dos recursos hídricos, arborização urbana, cuidados com a biodiversidade, dentre outros fatores, tomando como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU. Marília avança para ser referência em sustentabilidade e dividiremos esse título com todos aqueles que fazem parte dessas mudanças ambientais”, afirmou o Chefe do Meio Ambiente.
Compõem a equipe de Gestão Ambiental do Município, responsável pela Divisão do Meio Ambiente: Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanhan, interlocutores do Programa Município Verde Azul; e Cassiano Rodrigues Leite, Chefe da Divisão, Pós-Graduado em Gestão Ambiental.

Fonte: Comunicação do Município

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui