O Protocolo define cinco prioridades que vão não urgente a emergência

 

Da chegada na recepção à consulta médica, os pacientes que procuraram a Unidades de Pronto Atendimento de Assis (UPA) em janeiro de 2022, foram atendidos, em média, em 1h6min, sendo desse tempo 16 minutos de espera para a triagem de enfermagem e 50 minutos de espera para o consultório médico. Os dados são fornecidos pela equipe técnica da UPA Assis.

As médias de tempo são calculadas a partir de dados separados por prioridade de atendimento. Desde 2014, a UPA realiza o atendimento dos pacientes conforme um protocolo que classifica e avalia a gravidade da situação do paciente para que o atendimento seja estabelecido.

No 3.º quadrimestre de 2021, que corresponde de setembro a dezembro, a média de tempo de espera na UPA foi de 28 minutos para pacientes com pouca urgência, 21 minutos para pacientes com urgência moderada e de 27 minutos para urgência maior. Indivíduos classificados como casos de muita urgência e emergência são atendidos imediatamente, informou o coordenador médico da UPA, Dr. Gustavo Navarro.

As médias estão abaixo do tempo máximo de espera recomendado, que é de até 60 minutos para casos urgentes e 240 minutos para situação sem urgência. Para o Dr. Gustavo, o protocolo de atendimento faz uma distribuição inteligente da demanda, uma vez que garante atendimento rápido a quem mais precisa.

Outro ponto que o médico indica ser importante é o protocolo de classificação de risco, pois está aliado à capacidade de julgamento crítico e científico do enfermeiro que realiza a triagem. “É ele quem identifica a necessidade de intervenção médica e dos cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de danos à saúde ou o grau de sofrimento. Feita a avaliação, o paciente será registrado no sistema com a cor que identificará a sua urgência no atendimento. Os casos mais graves são atendidos prioritariamente, não obedecendo à ordem de chegada, e ainda existe a possibilidade dos casos que apresentem evolução aguda serem reclassificados, através da reavaliação contínua do enfermeiro, sempre que necessário”, explica.

Os dados da UPA Assis mostram também que o tempo de espera pode ter relação direta com o número de pessoas atendidas. O mês com mais atendimentos no quadrimestre, dezembro, teve espera média de 62 minutos.

 

Como funciona o Protocolo de Atendimento

 

O  Protocolo Internacional de Acolhimento define cinco prioridades que vão de não urgente (sem risco imediato, cor azul) a emergência (risco imediato de perder a vida, cor vermelha). Atualmente, para casos classificados como “confirmado Covid-19” é utilizada a cor laranja.

A partir do Protocolo, o tempo de espera é medido de duas formas: a primeira métrica avalia o tempo passado entre a chegada e registro do paciente no sistema da UPA; a segunda conta o tempo da triagem até a consulta médica.

O tempo de espera varia de acordo com a classificação de risco: atendimento imediato para casos de emergência (vermelho); até 10 minutos para casos confirmados de Covid-19 (laranja); até 60 minutos para urgência (amarelo), com  reavaliação a cada 30 minutos (se necessário); até 120 minutos para urgência menor (verde) e até 240 minutos para casos não urgentes (azul).

Sendo assim, o recomendado para pacientes de urgência menor ou não urgência é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A Secretaria Municipal de Saúde divulga toda noite, um cronograma dos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Você pode conferir os horários por meio das redes sociais, o link está aqui.

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