O Comitê de Doenças Respiratórias se reuniu na última sexta-feira (14) para debater uma nova pauta de ações para o enfrentamento dos casos de Covid-19 e de síndrome gripal, que tem aumentado neste início de ano e sobrecarregando o sistema de saúde do município.
Entre as ações emergenciais definidas esta a ampliação do horário do Posto de Atendimento da Cohab. A unidade que funciona no período da manhã e da noite, passará de forma excepcional neste período mais crítico da pandemia a atender também no período da tarde e ainda aos finais de semana e feriados, até às 24h. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar a equipe de profissionais.
A reunião também deliberou outras ações como o início da vacinação pediátrica para crianças de 11 a 05 anos com comorbidades a partir de segunda-feira (17), na Cidade Mirim, no recinto da FAPI, das 09h às 16h.
Outra questão definida pelo comitê para conter a transmissão e o avanço da doença na cidade é intensificar e priorizar dentro da Rede Municipal de Saúde a testagem da Covid-19, a vacinação de todos os grupos e ampliar o atendimento médico.
Importante ressaltar que a grande quantidade de casos de Covid-19 e síndrome gripal que vem sendo registrado na cidade desde o início de janeiro tem afetado diretamente a Rede Municipal de Saúde com o afastamento de diversos profissionais de saúde que estão sendo diagnosticados com as doenças e até mesmo de férias. A Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma intensa para minimizar esse impacto no atendimento a população nas unidades básicas.
Por fim, foi comunicado na reunião do comitê que a Procuradoria do Município aprovou a criação do “Projeto Pós-Covid”, que tem o objetivo de prestar assistência e tratamento médico as pessoas com sequelas da Covid ou que estão diagnosticadas com a doença.