De acordo com a Pesquisa Nacional de Intenção de Compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 41,3% dos brasileiros devem consumir no comércio em geral e nos supermercados neste Natal. Mas a intenção de gastar divide os consumidores, e percentual idêntico, 41,3%, não devem comprar nada, enquanto 17,4% estão indecisos. Encomendada à Behup, a pesquisa ouviu 1.623 consumidores em todas as regiões do país.
Com isso, a expectativa é de aumento de 10% no volume de vendas comparado a igual período do ano passado. A liberação da parcela do Auxílio Brasil, agora em dezembro, também deve ajudar a impulsionar o consumo. Mesmo com a alta da inflação e a queda na renda, que devem fazer o consumidor ser mais comedido nas compras, a ACIA acredita que a os consumidores estejam mais animados com a abertura das lojas em horário especial de Natal e devem priorizar as lojas físicas para presentear.
“Depois de um período de pandemia enfrentado ano passado com a restrição das abertura das lojas, acreditamos que as pessoas queiram aproveitar para saírem às ruas e fazerem suas compras nas lojas físicas. O comércio de Assis está em movimento e acreditamos que os próximos dias terão maior movimentação”, ressalta o presidente Nami Sabeh.
Horário especial – As lojas estão abertas de segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e neste domingo, 19, também estarão atendendo das 9h às 17h. O Papai Noel na Praça da Catedral fica de segunda a sexta, das 18h às 22h, sábado, das 13h às 17h e domingo das 13h às 17h.
Ello Comunica
Colaboração de Diário do Comércio
Foto: Ivan Mello