Idealizado pelo prefeito José Fernandes, o “ECOTREM” terá seu primeiro embarque simbólico às 19h desta terça-feira, sede da Secretaria da Cultura (antiga estação ferroviária).
A Prefeitura de Assis apresenta para a população, na noite desta terça-feira, 30 de novembro, na Praça da Vila Operária, o ECOTREM, um projeto audacioso do prefeito José Fernandes, que visa resgatar a história da ferrovia em Assis e promover lazer e conscientização para a preservação do meio ambiente.
Na oportunidade a população poderá acompanhar o deslocamento do ECOTREM da sede da Secretaria da Cultura (antiga estação ferroviária), até a travessa da Rua Joaquim Murtinho, e logo em seguida, haverá uma apresentação no telão que será instalado na Praça da Vila Operária, e a participação da Banda Musical.
“Estamos realizando um sonho, um desejo, de recuperar e transformar o trecho entre Assis e o bairro rural do Cervinho, na nova rota turística da região”. O ECOTREM vai resgatar a memória dos antigos moradores da cidade, e dar a oportunidade para a nova geração, conhecer e sentir a sensação de viajar pelos trilhos da ferrovia. Esse trecho abriga uma paisagem maravilhosa, cercada de vegetação nativa, que servirá de belíssimo passeio em meio à natureza”, comemora o prefeito José Fernandes.
Serão aproximadamente 15 km de rota, que sairá da mata do Parque das Acácias, passando pelo Ecolago e Ecoparque com destino ao bairro Cervinho, onde a população e suas famílias poderão apreciar o ar puro da natureza e vislumbrar um lindo cenário a céu aberto.
“Desta forma vamos cuidar e valorizar a ferrovia que é considerada patrimônio de nossa cidade, além de proporcionar mais uma opção de lazer às famílias de Assis e toda região”, concluiu José Fernandes.
Para o jovem assisense José Carlos Carricondo Junior, publicitário, 28, o ECOTREM, irá resgatar a memória a história de Assis, pois a ferrovia significa muitas lembranças para sua família. “Meu avô, foi ferroviário por muitos anos até se aposentar na Estrada de Ferro Sorocaba/FEPASA, trabalhou nas oficinas de Locomotivas como artífice (mecânico dos freios das locomotivas). Assim, como tantos outros ferroviários de Assis, ajudaram a cidade a se desenvolver durante os mais de 80 anos de funcionamento das oficinas por aqui. Olhando para o passado, a maior lembrança que tenho é dos trens cruzando Assis e sua buzina ecoando pela cidade toda, mas, infelizmente, desde 2015 os trens deixaram de circular pela ferrovia, que em outra época trouxe muito desenvolvimento por onde passou. Espero que no futuro sejam reativados novamente e, quem sabe, os trens voltam a passar por aqui”, comenta.
O Prefeito José Fernandes informa que a locomotiva já tem o registro de funcionamento, e irá ocupar uma área já autorizada pela concessionária que administra a ferrovia nesse primeiro momento, e esta em fase final de aprovação da documentação para viabilizar o segundo trajeto, que ligará o Parque das Acácias até o Cervinho.
Assis, cidade em movimento!