Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), aderiu ao Programa Socioambiental da Sabesp, Lacres e Tampinhas de Esperança. Na tarde de ontem (13), a secretaria fez o primeiro repasse de materiais recicláveis à Sabesp. Tanto a SAS quanto os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade agora funcionam como pontos de coleta de tampas plásticas e lacres de latinhas de alumínio.
O programa é uma iniciativa do grupo de voluntários da Sabesp na região de Presidente Prudente e tem como objetivos colaborar financeiramente com o Hospital de Esperança, antigo Hospital Regional do Câncer, que atende pacientes de toda a região, e estimular a separação de materiais recicláveis do lixo comum, contribuindo com a preservação ambiental.
Desde que o projeto teve início, em janeiro, 1,5 tonelada de tampas plásticas e lacres de latinhas foi coletada e enviada a uma empresa de reciclagem. Todo o recurso decorrente da iniciativa é repassado ao hospital, que o utiliza conforme a necessidade.
Pontos de coleta
Toda a população pode colaborar com a iniciativa. A entrega pode ser feita em qualquer unidade da Sabesp da região, que abrange 62 municípios: Adamantina, Anhumas, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Álvaro de Carvalho, Arco Íris, Assis, Bastos, Borá, Caiabu, Cruzália, Echaporã, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Flora Rica, Flórida Paulista, Florínea, Gabriel Monteiro, Iacri, Inúbia Paulista, Lucélia, Lutécia, Luiziânia, Marabá Paulista, Maracaí, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Nova Guataporanga, Oriente, Oscar Bressane, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pedrinhas Paulista, Paraguaçu Paulista, Piacatu, Piquerobi, Pirapozinho, Platina, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Quatá, Queiroz, Quintana, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sagres, Santo Expedito, Salmourão, Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santópolis do Aguapeí, Taciba, Tarabai, Tarumã, Teodoro Sampaio e Tupã.
Também há pontos de coleta na sede da Assistência Social de Prudente, nos Cras e núcleos espalhados pelos bairros: Cras Alexandrina, Cras Cambuci, Cras Nochete, Cras Praça do Céu, Cras Morada do Sol, Cras Augusto de Paula, Núcleo Sudoeste e Núcleo Sabará.
Outras empresas e entidades são parceiras da iniciativa na região: Panificadora Multipães, Prudente Parque Shopping, Deck Gastrobar, Restaurante Panela Velha, Imobiliária Melhor Imóveis, Academia Cross Elite, Colégio Champagnat, Pizzaria Dona Oliva, Dachô Restaurante Japonês, Azul Linhas Aéreas (todos em Presidente Prudente); além da Fundação Casa de Presidente Bernardes, o Lions Clube de Junqueirópolis e o Rotary Clube de Santo Inácio (PR).
Empresas que tiverem interesse em firmar parceria com a Sabesp nesse projeto podem entrar em contato por meio do telefone (18) 3904-8000.