APÓS VENTOS FORTES ATINGIREM A CIDADE, ÁRVORES DA PRAÇA MONSENHOR ERNESTO MONTAGNER PRECISARAM SER CORTADAS POR APRESENTAR RISCO DE QUEDA
Após chuvas com fortes ventos que acometeram Pedrinhas Paulista no dia 08 de setembro do corrente ano, a Prefeitura Municipal segue trabalhando para normalizar os serviços de Obras no município. Infelizmente tivemos a queda de algumas árvores e quebra de vários galhos, em toda a Zona Urbana. Ainda existem pontos que precisam de poda e/ou corte de árvores, já que foram priorizados os locais que apresentavam maiores riscos ou estavam impedindo o trânsito de pedestres e/ou veículos.
Na noite de ontem (21) ventos com maior intensidade atingiram nossa cidade novamente e, pela manhã, foi realizada a verificação em algumas arvores (Ipês) na Praça Monsenhor Ernesto Montagner, que já estavam em monitoramento pelo Engenheiro Agrônomo Diego de Lima Franco e a Coordenadora de Meio Ambiente Caroline Freitas Vergilio. Na oportunidade, foi constatado que as árvores em questão, após a noite de ventos, apresentaram rachaduras e indícios de queda, ocasionando assim, riscos à segurança, pois poderiam cair sobre a fiação elétrica de alta tensão ou atingir imóveis, veículos e pessoas no local. Em situações como esta, é necessária atenção aos sinais, como inclinação e movimentação do tronco, que pode indicar problemas na solidez das raízes, e foi decidida a ação preventiva, isolando a área e realizando o corte, pois não havia outra solução para garantir a segurança coletiva.
Já está sendo estudado o plantio de novas árvores na Praça Monsenhor Ernesto Montagner.
Lembrando que a Política Municipal de Meio Ambiente considera a vegetação de porte arbóreo como bem de interesse comum a todos os munícipes. O Código de Arborização Urbana Municipal (Lei Municipal 1159/2017) estabelece, como alguns dos critérios para que haja a autorização de corte de árvores, que ela esteja com risco de queda ou apresentando riscos à segurança nas edificações.