Depois de um ano e seis meses de pandemia, as crianças da rede pública de ensino de Paraguaçu Paulista começam a retornar as escolas. As aulas terão início nesta segunda-feira, dia 20, em sistema híbrido, ou seja, com uma parte dos alunos ainda tendo aulas em casa. A retomada das atividades presenciais em Paraguaçu Paulista, foi trabalhada em parceria com o Departamento Saúde através da Vigilância em Saúde, sempre pensando em oferecer aos alunos o máximo de segurança, por esse motivo inicialmente de 25 a 30 por cento retornaram, dependendo da estrutura de cada escola. A professora Paula Regina Bertho, Direitora do Departamento Municipal de Educação, participou de um bate papo para esclarecer algumas dúvidas sobre esse retorno, acompanhe.
Redação: Professora Paula, como foi feita a seleção dos alunos para o retorno?
Professora Paula: Neste primeiro momento, analisamos cuidadosamente caso a caso, atentos à situação de vulnerabilidade social, à dificuldade na aprendizagem, além, é claro, da privação de acesso à Internet. Cientes do cenário como um todo, estabelecemos 25% das turmas, com intencionalidade e responsabilidade nas ações didáticas e pedagógicas.
Redação: Qual será o papel dos pais neste momento de retomada das atividades presenciais?
Professora Paula: Sem dúvida, famílias presentes tendem a fazer uma diferença positiva imensa. Família participante sempre foi fundamental para o sucesso e a valorização da aprendizagem da criança. Durante a paralisação das atividades presenciais nas escolas, o olhar dos pais para com seus filhos também mudou; passaram a entendê-los mais de perto como estudantes, convivendo diretamente com suas dificuldades e particularidades. Foi necessário estruturar rotinas quando, de repente, a escola entrou nas casas. E esse aprendizado todo não pode ser perdido, mas ressignificado. Por isso, será importante demais que os pais, nesta nova configuração escolar, transmitam confiança e segurança a seus filhos, auxiliando-os no entendimento de suas emoções, para conviverem numa escola que, definitivamente, não é aquela que deixaram em março de 2020.
Redação: Os alunos que os pais optaram por autorizar o retorno presencial terão aulas todos os dias?
Professora Paula: As aulas semipresenciais serão nas segundas, terças e quartas-feiras, com rodízio semanal. Já as quinta e sextas-feiras serão destinadas às atividades remotas, para as crianças que não optaram pelas aulas presenciais. Tudo para que não haja a perda de interesse do educando nem o necessário acesso ao aprendizado.
Redação: No caso de alunos da creche que estão matriculados no período integral, haverá alguma mudança no horário de atendimento dessas crianças?
Professora Paula: O atendimento das crianças matriculadas nas creches ocorrerá no horário normal, sempre com respeito, acolhimento e ações monitoradas, conforme os protocolos de biossegurança.
Redação: O uso de máscaras será obrigatório em todas as idades? E caso a criança chegue na escola sem a peça, ela será impedida de entrar?
Professora Paula: A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomendam o uso de máscara em crianças menores de dois anos. Lembramos, porém, que as demais faixas etárias deverão fazer o uso obrigatório do acessário. As famílias estão sendo orientadas quanto ao uso e o cumprimento dos protocolos de segurança. No momento da adesão ao atendimento presencial, todos assinaram um termo de compromisso para assegurar e alinhar as responsabilidades.
Redação: Segundo o protocolo sanitário do município, caso a criança apresente algum sintoma gripal, qual será a recomendação?
Professora Paula: Seguindo integralmente o protocolo, alunos com sintoma gripal não devem participar das atividades presenciais na escola. Caso o sintoma seja verificado no ambiente escolar, a criança será conduzida a uma sala adequada e a equipe gestora acionará a família, orientando-a e instruindo-a com um encaminhamento devidamente preenchido, direcionando-a ao Centro de Atendimento Covid-19.
Redação: Todas as unidades vão retomar, inclusive as creches?
Professora Paula: Excepcionalmente as escolas Dona Cota e Therezinha, por conta de reformas e melhorias nos prédios, retornarão suas atividades presenciais em 04/10. Nas demais unidades da rede, a volta do presencial acontecerá na segunda-feira, dia 20/09, seguindo o plano estratégico estruturado, estudado e intensamente discutido pelos pares com a supervisão pedagógica do Departamento de Educação.
Redação: As escolas vão oferecer produtos como álcool 70% para os alunos e professores, ou cada um terá de levar o seu?
Professora Paula: Todas as unidades escolares foram abastecidas com produtos de higiene e limpeza e receberam kits EPIs (Equipamento de Proteção Individual) contendo álcool em gel 70%, face shield, capote, luvas, máscaras; também termômetros infravermelho e tapetes sanitizantes. Em pontos estratégicos das escolas, há totens torre dispenser com álcool em gel; também nas salas de aula há o produto para uso de alunos e professores, enfatizando a higienização das mãos.
Redação: Professora, Como fica a questão da merenda para os alunos que estão em aulas em casa?
Professora Paula: Seguimos com o fornecimento da merenda em casa para os alunos que, no momento, estão no remoto; já os alunos que estão no rodízio presencial, estes se alimentam na escola. Vale destacar que os cardápios são elaborados por nutricionistas, conforme as orientações do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), visando uma alimentação balanceada e saudável.
Redação: Professora, a questão do distanciamento também preocupa um pouco. Como as escolas vão cuidar disso?
Professora Paula: Este é um quesito essencialmente pautado nos protocolos de biossegurança e nas ações do cotidiano escolar. A nova escola se apresenta como um ambiente amplamente sistematizado, com sinalização de fluxo, de sentido único para entrada e saída dos alunos, restrições do contato, observando o distanciamento mínimo de 1,0 metro, os intervalos e horários de alimentação escalonados e assentos intercalados com higienização do espaço entre uma turma e outra. Uma vez mais, portanto: a compreensão, o engajamento das ações de todos os protagonistas nesta ação (‘no chão sagrado da escola’) é condição indispensável para o êxito da retomada.