Início Regional CÂNDIDO MOTA – Saae pede uso consciente da água para evitar racionamento

CÂNDIDO MOTA – Saae pede uso consciente da água para evitar racionamento

281
0

Ação necessária para garantir o abastecimento até que as chuvas voltem a ocorrer em volume que possibilite a reposição dos estoques.

Com a escassez de chuvas dos últimos meses no Estado de São Paulo e o aumento no consumo de água residencial, decorrente da pandemia, vários municípios têm adotado o sistema de racionamento de água. Para que o mesmo problema não ocorra em Cândido Mota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), solicita que os cândido-motenses façam o uso consciente da água.
“A população tem papel importante neste momento e deve, cada vez mais, evitar desperdícios. Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, já fazem uma grande diferença”, ressalta o secretário do Saae, Renan Matta Menão.
Para o secretário, o uso racional da água pela população é uma ação necessária para garantir o abastecimento até que as chuvas voltem a ocorrer em volume que possibilite a reposição dos estoques de água.

Água potável
Apenas 2,4% da água disponível no Planeta é doce e somente 0,02% está disponível para consumo. Dessa pequena quantia, grande parcela encontra-se poluída. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água necessária para sua subsistência. Em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, três entre cada dez pessoas não têm acesso a água potável segura.

Dicas
• Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.
• Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
• Não use água corrente para descongelar alimentos.
• Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Fonte: O Diário do Vale

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui