Deslocamento de cavado – área alongada de baixa pressão – sobre o nível de 500 hPa (5 mil metros de altitude) pode instabilizar o tempo nesta segunda-feira (16) entre o sul de Minas Gerais, leste do Paraná, sul do Rio de Janeiro e leste de São Paulo, onde movimentos ascendentes e descendentes do tempo pode criar condição para chuva forte localizada, com granizo, em algumas cidades.
Ao longo desta próxima semana, o maior destaque será o disparo das temperaturas, com a atuação intensa do Jato de Baixos Níveis (JBN) – fluxo de ar quente que parte do interior da Amazônia.
Esse JBN tende a trazer grande parte de poluição ocasionada pelas queimadas, onde a fumaça pode reduzir, e muito a visibilidade em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
O vento intenso gerado pelo JBN também pode propagar, de forma descontrolada, focos de queimadas ativos, tornando risco eminente, à fauna e flora, além de expor risco à população.
As tardes de segunda (16) à domingo (22) tendem a ser quentes, sendo que na quinta-feira (19), valores acima de 35°C são esperados para boa parte do centro-sul.