A Campanha Julho Dourado, que promove a reflexão e divulgação de informações sobre a saúde e o bem-estar de animais domésticos. A campanha tornou-se oficial em 2018, por meio da lei estadual n° 10.178. E em Londrina, a Prefeitura tem atuado com esse objetivo, levando apoio e orientação a tutores e protetores de animais por meio de visitas domiciliares, feitas por profissionais das secretarias municipais do Ambiente (Sema) e da Saúde (SMS).
As visitas são feitas às famílias e protetores independentes que estão cadastrados no Programa Banco de Ração. Este é um serviço inovador oferecido aos guardiões de cães e gatos residentes em Londrina. Além dos animais passarem por avaliação clínica por triagem, durante a visita os profissionais levam em consideração todo o ambiente, a alimentação e estado corporal, e é feita avaliação psicossocial dos moradores da residência.
Sabemos que, com a pandemia, a situação socioeconômica piorou para muitos, aumentando o número de cadastros no Banco de Ração. E como a gente quer que as doações cheguem primeiro a quem mais precisa, iniciamos essas visitas com a intenção de identificar quais estão em situação mais vulnerável. Não é só o número de animais que define alguém como acumulador, mas também as condições com que os animais estão sendo tratados, como é o ambiente e principalmente a saúde desse cuidador.
Os interessados em se cadastrar no programa devem acessar a página da Sema, no Portal da Prefeitura de Londrina. Podem participar famílias com animais domésticos que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entidades e protetores independentes de animais, desde que residentes em Londrina. Só em junho, o programa já distribuiu seis toneladas de ração para cães e 750 kg para gatos.