Depois de quase seis meses de inatividade, o programa Criança Feliz, mantido nas cidades com o repasse de verbas federais exclusivas para esta destinação, voltou a funcionar em Paraguaçu Paulista.

Desde o começo deste ano o programa estava desativado por alegação da pandemia do Covid-19, embora os repasses dos recursos por parte do Governo Federal continuavam sendo feitos, porém sem a contratação dos visitadores, tudo estava parado.

No mês passado a prefeitura municipal providenciou um rápido processo seletivo para, através de uma comissão de análise de currículos, fossem contratados e treinados os novos visitadores para o retorno do programa na cidade, o que aconteceu agora em junho.

O Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos, por isso a importância estratégica da contratação, por meio do repasse de recursos federais, dos visitadores.

O Criança Feliz promove ações de apoio aos cuidadores (pais e/ou responsáveis) nas orientações quanto aos estímulos nas dimensões do desenvolvimento infantil e no fortalecimento dos vínculos, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida.

Esse programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

 

Foto: Prefeitura Municipal
Fonte: Trasso Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui