A cidade ainda conta com novas captações de água superficial sendo utilizadas desde o início do mês; Companhia orienta uso consciente de água pela população
(20/5/2021) A Sabesp iniciou nesta terça-feira (18) a operação de um novo poço que colabora com a oferta de água para abastecimento de Assis. Além dele, operam no município outros quatro poços profundos, a captação na represa do Ribeirão do Cervo e novas captações de água superficial em funcionamento desde o início do mês: no Instituto Florestal e no Centro Social Urbano.
Com capacidade para bombeamento de 120 m³ de água por hora, o novo poço aumenta em aproximadamente 10% a quantidade de água enviada para tratamento e posterior distribuição à população.
Além disso, há um poço sendo executado e outro que será licitado em junho. Todos os esforços são direcionados para minimizar os efeitos da estiagem prolongada, que não é comum nesta época do ano. Para se ter ideia, a medição do índice pluviométrico, realizada na área da Estação de Tratamento de Água de Assis, mostra que a última chuva significativa ocorreu em 5 de março, com precipitação de 40 mm. Em todo o mês de abril, foi registrado apenas 1 mm de chuva e em maio (entre os dias 1º e 20), 2 mm.
As medidas tomadas pela Sabesp e pela Prefeitura e o uso consciente da água pela população são ações necessárias para garantir o abastecimento até que as chuvas voltem a ocorrer em volume que possibilite a reposição dos estoques de água. O nível da barragem na represa do Cervo, principal fonte de água de Assis, hoje (20) está em 54 cm, enquanto em 20/5/2020 apontava 198 cm.
A Sabesp reforça a orientação para que a população faça uso consciente da água. Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, já fazem uma grande diferença.
Veja outras dicas sobre como utilizar a água de forma consciente:
1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.
2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
3. Não use água corrente para descongelar alimentos.
4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.
Para saber mais, acesse: http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450
Assessoria de Imprensa da Sabesp