A Prefeitura de Palmital iniciou a fiscalização do cumprimento da quarentena agora de maneira presencial aos pacientes que testaram positivo para Covid-19 naquele município. Estes devem respeitar o prazo de isolamento estabelecido, e o não cumprimento configura crime contra a saúde pública e resultará em medidas punitivas.
As visitas domiciliares a estes pacientes estão sendo realizadas sem aviso prévio. Caso o paciente que deveria estar em isolamento domiciliar não seja encontrado, um Boletim de Ocorrência será efetuado anexando o Termo de Isolamento assinado no momento do diagnóstico e encaminhado para a Polícia Civil.
A ação é uma iniciativa da Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com as Estratégias de Saúde da Família e vem para somar às medidas de proteção à vida e à economia adotadas desde o início do ano pela administração municipal de Palmital.
O monitoramento dos casos confirmados vinha sendo realizado por telefone, mas com o aumento de casos registrados, e após diversas denúncias sobre a quebra da quarentena, o trabalho agora é realizado de casa a casa.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Palmital