Vai começar mais uma temporada do Campeonato Brasileiro de futebol feminino . No sábado (17), as equipes da Série A1 começam a entrar em campo para mais uma edição, onde 16 times dos mais aos menos conhecidos para quem acompanha o esporte masculino, brigam pelo maior prêmio do futebol feminino nacional.
Futebol ao vivo ou quando quiser? Clique aqui e teste o DAZN grátis por um mês!
Apesar de ter uma espaço cada vez maior, a modalidade ainda sofre com olhares ‘tortos’ por muitos torcedores que insistem que o futebol “não é lugar de mulher” . Hoje em dia, porém, o jogo das mulheres se aprimora e ganha cada vez mais relevância.
Desde 2019, regras da Conmebol e da CBF passaram a determinar que, para participar de competições como Libertadores e Brasileirão, os clubes precisam manter também um time feminino. Quem ainda não se dedicava à modalidade, então, precisou se movimentar para a criação do departamento, ou para se juntar a equipes que já existiam.
Com isso, camisas de peso do futebol nacional agora são encontradas também nas competições femininas.
Na Série A1 do Brasileirão, elite do futebol feminino, sete dos 16 times participantes têm a sua equipe masculina na Série A – além de Botafogo e Cruzeiro que, apesar de estarem disputando a Série B em 2021, figuram na divisão principal. Entre os outros times, porém, estão algumas das principais forças da modalidade, não só no Brasil como na América do Sul.
Se engana, então, quem pensa que porque o time é forte ou não no futebol masculino, o mesmo se repete no feminino. Pensando em abrir o futebol brasileiro feminino para o público, a Goal fez um guia sobre os 16 times da Série A1 do Brasileirão, que nesta temporada terá transmissão da TV Bandeirantes, Desimpedidos e CBF TV, este último via MyCujoo .
- Cinco destaques
- Quem mais está na disputa?
- Formato de disputa
CINCO DESTAQUES
Entre os 16 times que participam do Brasileirão de 2021, cinco se destacam – seja pelo momento que estão vivendo ou pela história desde que começaram na modalidade. Dois deles têm expressão no futebol masculino: o Corinthians, uma das principais equipes das últimas temporadas, e o Santos, que fez seu nome na modalidade com as Sereias da Vila e busca retomar o protagonismo .
Além deles, a Ferroviária, atual campeã da Libertadores, Avaí/Kindermann, exemplo de sucesso da categoria, e o São José, um dos pioneiros, também disputam a taça.