Os incêndios e queimadas irregulares estão entre as principais causas de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica. De acordo com a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do país, foram registradas, de janeiro a dezembro de 2020, aproximadamente 133 ocorrências com queimadas próximas às linhas da empresa, um aumento de cerca de 400% em relação ao mesmo período de 2019. Dentre as cidades mais impactadas estão Araraquara, Ribeirão Preto, Bauru e Mirassol, no interior do estado de São Paulo.
“Não só o fogo, mas também a fuligem e a fumaça provocadas pelos incêndios são responsáveis pelas interrupções no fornecimento de energia às distribuidoras locais. Por isso, é necessário conscientizar a população para que utilizem outros métodos de poda e limpeza de terrenos, que não seja a queimada”, afirma Gabriela Desiré, diretora executiva de operações da ISA CTEEP.
De acordo com o Decreto 2.661, de julho de 1998, é proibido atear fogo em uma faixa de cinco metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. Por isso, quem não respeitar a lei está sujeito às penalidades previstas na legislação.
Para prevenir incêndios, no auge do período da seca, entre julho e novembro, a transmissora desenvolve anualmente uma campanha de comunicação para conscientização da população. No último ano, elaborou uma série de dicas, como não acender velas ou fogueiras próximo à vegetação; não atear fogo com o objetivo de limpar a área; não jogar bitucas de cigarro; não soltar balões, dentre outras. Todas as dicas podem ser acessadas no site (https://queimadas.isacteep.com.br/). Também é disponibilizado o canal Fale Conosco que possibilita receber informações ou denúncias de queimadas próximas às linhas de transmissão (https://www.isacteep.com.br/pt/canais-e-servicos/fale-conosco).
Além disso, a empresa está investindo em mecanismos e procedimentos de fiscalização responsiva, como o uso da plataforma de monitoramento de descargas atmosféricas do Clima Tempo. Além do monitoramento meteorológico realizado, a ferramenta também identifica queimadas ao longo das linhas de transmissão, ajudando a atuar preventivamente e a identificar a causa do desligamento, já que, dependendo da proporção do incêndio, não há tempo de o Corpo de Bombeiros atuar antes.
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 estados do Brasil, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo ISA, que detém 35,82% do capital total.
Sobre a EVRECY
Caracterizada como uma empresa subsidiária 100% ISA CTEEP, a EVRECY Participações Ltda é uma empresa de transmissão de energia com atuação nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.