O professor dos cursos de Fisioterapia e Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (Fema), o cândido-motense Carlos Izaias Sartorão Filho, médico ginecologista e obstetra, pesquisador e aluno de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas da Unesp, em Botucatu (SP), obteve junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a patente de um modelo para ensino de exame pélvico para auxiliar na aprendizagem do exame de toque durante o trabalho de parto.

O modelo foi desenvolvido em parceria com a Agência Unesp de Inovação (Auin). O modelo desenvolvido pelo professor, batizado de ‘Carousel’, é um simulador de exames que permite que inúmeros procedimentos sejam realizados em um único e inédito produto, de fácil manufatura, de baixo custo, de fácil montagem e manuseio e que tem um grande potencial de aplicação na área de Educação e Ensino em Saúde, em especial para as áreas de Ginecologia, Obstetrícia, Urologia e Proctologia.

Segundo o professor, em breve será estabelecida uma parceria entre a Fema e a Unesp para validação do modelo, com projeção de divulgação e comercialização em âmbito nacional e internacional.

O ‘Carousel’, foi idealizado a partir das observações do professor Sartorão no ensino da Ginecologia e Obstetrícia na Faculdade de Medicina da Fema, da dificuldade de manuseio e de obtenção de modelos apropriados de simulação, mesmo utilizando os bonecos e manequins de alto custo desenvolvidos para esse fim, existentes no laboratório da instituição.

Fontes : Comunicação Fema e site O Diário do Vale

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui