Chegou à Netflix, em fevereiro, uma nova produção original da plataforma de streaming, produzida aqui no Brasil: a série Cidade Invisível. A trama conta uma história investigativa envolvendo o protagonista Eric (Marco Pigossi), um policial que quer, a todo custo, descobrir quem são os responsáveis pela morte trágica da sua esposa.

É quando o personagem descobre que existem entidades vivendo entre os humanos, mais especificamente os clássicos personagens do folclore brasileiro, que antes eram apenas lendas. Inicialmente, ele custa a acreditar na teoria, mas começa a presenciar provas e entender o que está acontecendo. Então, ele começa a reconhecer a existência de figuras como o Boto-cor-de-rosa, Saci-Pererê e até a Cuca.

A série conquista por trazer para o mundo do entretenimento, mais uma vez, esses personagens que são conhecidos há anos pela nossa cultura, principalmente graças ao Sítio do Picapau Amarelo, mas desta vez em uma produção que não é infantil. Pensando nisso, o Canaltech listou quais são as entidades folclóricas que aparecem na série para você relembrar quais são as suas lendas.

Atenção: se você ainda não assistiu à Cidade Invisível, tome cuidado, pois a lista contém spoilers!

Boto-cor-de-rosa

A lenda do Boto-cor-de-rosa, animal que vive na Amazônia, no norte do país, diz que ele é uma entidade metade homem e metade animal. Nas noites de Lua Cheia, próximo às comemorações de Festa Junina, ele sai do Rio Amazonas e se transforma em humano para seduzir as mulheres. A entidade é conhecida por tomar a forma de um homem muito atraente, sempre usando um chapéu, e com um porte físico de dar inveja.

Quando ele conquista uma mulher, leva a escolhida até a beira do rio e a engravida. Segundo a lenda, a mulher, além de engravidar do Boto-cor-de-rosa, pode ficar para sempre encantada pelo rapaz. A história chega a ser contada pelos moradores próximos aos rios como justificativa da gravidez de mulheres solteiras, com elas dizendo que “é filho do boto”.

Em Cidade Invisível, o Boto-cor-de-rosa se apresenta em forma humana sob o nome de Manaus, interpretado por Victor Sparapane, e infelizmente é visto pouco em vida. Ele é encontrado morto por Eric, em forma de boto, e o protagonista coloca o seu corpo no seu carro para levá-lo ao órgão que faria a perícia. Para a sua surpresa, quando abre o porta-malas, se depara com um corpo humano. Manaus ainda aparece na série sendo o galanteador que a lenda diz que ele é.

Iara

A lenda da Iara também fala sobre o encantamento, mas desta vez de homens por mulheres. Iara é uma sereia, ou seja, metade mulher e metade peixe, que não só é muito bonita, como também tem uma voz encantadora. Ela usa essas qualidades para seduzir homens que estão nas margens dos rios e os leva para debaixo d’água.

De acordo com a lenda, Iara era de origem indígena e filha de um Pajé, contando com habilidades de guerra incríveis. Por isso, seus irmãos sentiam uma inveja doentia e se reuniram para matá-la. Eles não esperavam que ela fosse mais forte que eles, resistindo e matando a todos. Depois, Iara fugiu, mas foi encontrada pelo pai, que a jogou entre os rios Negro e Solimões, até que ela foi salva por peixes e transformada na entidade durante a Lua Cheia.

E muitos outros … para você ver e curtir

Cidade Invisível está disponível na Netflix em sete episódios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui