Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), sistema de baixa pressão posicionado em 12 mil metros de altitude, está se formando sobre a Argentina.
Várias células de chuva forte, inclusive com granizo, estão surgindo no país vizinho e também em parte do Rio Grande do Sul.
A imagem composta dos radares das 15h30min mostrou a evolução de núcleos isolados ainda em Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
A tendência proposta pelos modelos é de que o vórtice avance para o Sul do Brasil nas próximas 24 horas potencializando as cargas de chuva, que tendem a ser volumosas, principalmente nesta quarta-feira.
Atualização das 18h do modelo WRF segue indicando grandes volumes de chuva para o raio de abrangência de todas as emissoras de rádio parceiras PDRadar nos próximos dias. Até 05/02, a tendência é de valores acumulados próximos de:
PR
Extra FM: 560 mm
Onda Sul: 500 mm
RS
Guaramano FM: 250 mm
SC
Catarinense FM: 400 mm
RBN FM: 250 mm
Tubá AM: 250 mm
SP
A Voz do Vale FM: 250 mm
Brasília FM: 200 mm
Vale salientar que a atualização das 18h sempre reduz a parcela de chuva estimada, mas, mesmo assim, os valores continuam muito elevados.
O destaque será a abrangência da chuva, muito generalizada, o que deve provocar uma elevação em cadeia do nível dos rios, mesmo onde não houver registro de precipitação acumulativa.
A chamada “enchente seca” ocorre quando chove muito nas cabeceiras e no curso do rio, o volume de chuva costuma ser irregular, o que não é a previsão de agora.
Áudio/Redação e fotos: Agência PDRadar - Daniel Panobianco
Podcast: Play in new window | Download