Terça-feira com aporte novamente de ar quente e úmido a caminho do Sul do Brasil. A imagem de satélite às 7h mostrou grande presença de nebulosidade em todo o centro-sul, onde voltou a chover forte, principalmente no sudoeste do Paraná entre o final da madrugada e o início da manhã.
Região Sul em alerta
O rio Marrecas extravasou em Francisco Beltrão, onde a estação telemétrica mantida pela Agência Nacional de Águas (ANA) indicou nível de 6,72 metros às 6h30min, com tendência de aumento. A cota de alerta para extravasamento é de cinco metros.
Desta forma, cursos d’água primários que cortam a região, como os rios Lonqueador e Urutago, também extravasaram invadindo construções.
Outro rio que extravasou foi o Chopim, entre os municípios de Itapejara D’Oeste e Verê e que recebe as águas do Marrecas.
Desta forma, todo o raio de abrangência da Onda Sul FM permanece em estágio de alerta ao longo do dia de hoje e dos próximos dias.
A agência PDRadar, com base em alertas emitidos por órgãos oficiais (Cemaden, Cptec/Inpe e Inmet) e seguindo o monitoramento da ANA, considera que a região de Francisco Beltrão tem alta possibilidade de ser impactada por uma enchente de grandes proporções até domingo (31) afetando diretamente a população.
Projeção do modelo WRF até às 10h de quarta-feira (27) indica possibilidade de chuva generalizada em todo o sudoeste paranaense, com volumes variando entre 50 e 75 mm, em média. Desta forma, a elevação dos rios deve ser inevitável, bem como o aumento do risco de deslizamentos de terra.
A mesma projeção indica possibilidade de chuva acumulativa para o raio de abrangência de outras emissoras de rádio parceiras PDRadar, com destaque para a Guaramano FM, onde a chuva pode render até 150 mm nas próximas 24 horas.
Aumento considerável do nível do rio Ijuí é aguardado para toda a região noroeste do Rio Grande do Sul nos próximos dias, onde o cenário de baixo nível pode ser totalmente revertido para enchente de grandes proporções, desde Panambi até o encontro com o rio Uruguai, na altura de Pirapó.
A agência PDRadar considera que todas as emissoras de rádio parceiras no raio de abrangência A Voz do Vale FM, Brasília FM, Catarinense FM, Extra FM, Guaramano FM, Onda Sul, FM, RBN FM e Tubá AM podem ter volumes expressivos de chuva até a próxima semana, o que tende a causar efeito em cadeia na infraestrutura dos municípios.
Boletins de alerta com todas as atualizações do nível de rios e volumes de chuva, bem como informações das Defesa Civis locais, serão emitidos, para manter a população atualizada.
Projeção do modelo WRF indica até quinta-feira da próxima semana, no dia 04 de fevereiro, volume excepcional de chuva acumulada e poucas vezes aferido na recente história climática local, com extremos de até 700 milímetros para o centro, noroeste e norte do Rio Grande do Sul e de até 500 mm para o centro, sudoeste e sul do Paraná e meio-oeste e oeste de Santa Catarina.
Trata-se de área de abrangência muito extensa prevista para receber grandes volumes de chuva, o que pode levar vários municípios ao colapso, com o extravasamento em cadeia de rios e deslizamentos em massa de terra, principalmente encostas, morros e rodovias.
Pedimos que as emissoras de rádio parceiras fiquem atentos aos e-mails cadastrados para o recebimento dos boletins de alerta, em tempo real, sem horário definido e que comuniquem as demais emissoras de rádio, que não interferem na abrangência/audiência, sobre o que estamos prestes a enfrentar, a contar do dia de hoje.
Infelizmente, eventos naturais ocorrem em um momento delicado da economia do Brasil, onde a comunicação em tempo real é mais que necessária e salva vidas.
Fonte: PDRadar - Redação Daniel Panibianco