Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo
Leitos dedicam-se exclusivamente ao atendimento de casos graves de COVID-19
A Secretaria de Estado da Saúde e serviços do SUS da região de Marília começam a abrir mais 25 leitos de UTI em quatro serviços de referência localizados em cidades diferentes, permitindo a expansão da rede que tem atuado no enfretamento à pandemia do novo coronavírus.
Para fortalecer a assistência de casos de COVID-19, serão ativados 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Assis, 6 na Santa Casa de Garça, 5 na Santa Casa de Paraguaçu Paulista e 4 no Hospital das Clínicas de Marília. Todos já são atuam como referência regional para atendimento a estes pacientes.
Com a medida, a capacidade da Terapia Intensiva do HC Marília passa de 26 para 30. Na Santa Casa de Paraguaçu, os leitos saltam de cinco para 10, e seis leitos também são ativados na Santa Casa de Garça. O Hospital Regional de Assis continuará ofertando atendimento no Pronto Socorro aos casos de urgência e emergência e agora poderá auxiliar na internação dos casos graves com seus 10 novos leitos de UTI.
“Estamos em constante monitoramento para reforçar a rede hospitalar para enfrentar a pandemia. Diante do cenário epidemiológico da COVID-19 em todo o mundo, decidimos ampliar os leitos de Terapia Intensiva de Marília para continuar garantindo assistência a todos que precisarem”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Hoje (15/01), a taxa de ocupação na região de Marília, é de 68% de UTI e 53,1% em enfermaria. Todas as ativações de leitos feitas pela Secretaria são fruto de análise técnica, monitoramento contínuo do cenário da COVID-19 e no planejamento da rede, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário à população.