Popularmente chamado de “Estrela de Belém”, o raro fenômeno estará visível a oeste, no começo da noite desta segunda-feira (21). Veja dicas de como acompanhá-lo

 

Nesta segunda-feira (21), um raro evento astronômico tomará conta do céu noturno. Trata-se da conjunção entre Júpiter e Saturno, momento em que os dois maiores planetas do Sistema Solar estarão alinhados. O fenômeno, popularmente chamado de “Estrela de Belém” ou “Grande Conjunção”, marcará a maior aproximação entre os astros visível no nosso céu desde a Idade Média: a última vez que isso ocorreu foi no dia 4 de março de 1226, calculam especialistas.

Segundo Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos e colunista da GALILEU, os planetas serão os mais brilhantes no céu do início da noite, a oeste. “O ápice [do fenômeno] ocorre no dia 21, com uma conjunção sem precedentes na história recente”, escreveu Rojas em sua coluna mais recente. “Ao telescópio, será possível apreciar os dois planetas e seus muitos satélites no mesmo campo da ocular. Uma visão memorável que não deve ser perdida.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui