Governo de SP reforça atendimento médico às vítimas da tragédia na SP 249

Auxílio com socorro e transferência para hospitais de referência e mobilização para doações de sangue estão entre as medidas adotadas pela Saúde; Secretário Jean Gorinchteyn está na região ao lado de outras autoridades do Governo de SP

          

O Governo de São Paulo mobilizou equipes e hospitais para garantir atendimento às vítimas da tragédia na rodovia SP 249, em Taguaí. A Secretaria de Estado da Saúde está dando apoio no direcionamento dos pacientes a serviços de saúde de referência. No total, 14 pessoas foram socorridas pelos Bombeiros, mas três faleceram antes mesmo de chegar aos hospitais; até o momento, são 41 mortes. O Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, está na região ao lado de outros Secretários de Estado.

Os 11 sobreviventes foram levados inicialmente a hospitais de Fartura, Taguaí e Taquarituba. Já foi viabilizada transferência de outros cinco pacientes para serviços mais complexos, sendo dois para o Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e outros três para a Santa Casa de Avaré.

O HC de Botucatu acolheu um homem de 26 anos e uma mulher ainda sem identificação, ambos com intubação e quadro grave. A equipe especializada de Trauma está preparada, assim como a UTI e o centro cirúrgico.

O helicóptero Águia da base de Campinas para auxiliar nos trabalhos de remoção dos sobrevivência para hospitais de referência da região.

 

Doação de Sangue

A Secretaria também está convocando a população para doação de sangue no Hemocentro de Botucatu para reforçar os estoques dos serviços de saúde, que devem receber as vítimas do acidente. A pasta também está pedindo apoio de bombeiros, Policiais Militares e do Exército para que doem.

O abastecimento está em estado crítico, portanto doadores de todos os tipos sanguíneos podem doar e ajudar a salvar vidas. O principal apelo é para os tipos O+ e O-, especialmente este último por ser considerado doador universal (pode ser doado para pessoas de qualquer outro tipo sanguíneo). Pacientes dos tipos AB+ podem receber sangue de qualquer tipo.

O Hemocentro recebe doadores com agendamento prévio, para garantir a segurança da população e profissionais, evitando aglomerações. Funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e os WhatsApps (14) 99624-7055 e (14) 99631-5650.

O Hemocentro de Botucatu é o serviço de referência técnica na área de hemoterapia, sendo responsável por garantir a manutenção dos estoques de hemocomponentes para sua região de abrangência.

 

Critérios para doar sangue:

  • Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
  • Estar com a saúde em dia;
  • Pesar, no mínimo, 50 kg;
  • Apresentar um documento original, com foto;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.

Critérios para doar sangue:

  • Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
  • Estar com a saúde em dia;
  • Pesar, no mínimo, 50 kg;
  • Apresentar um documento original, com foto;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.
Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui