Cândido Mota comemora hoje, dia 26, 97 anos de emancipação politico administrativa.
Com a celebração de uma missa solene na manhã de ontem, na igreja matriz Nossa Senhora das Dores, Cândido Mota comemora hoje, dia 26 de outubro, 97 anos de emancipação politico administrativa, inclusive, hoje é feriado municipal em Cândido Mota. Queremos externar os nossos parabéns para às autoridades constituídas e à população Cândidomotense pelo aniversário de Cândido Mota, conhecido como Gigante Vermelho, o qual vem crescendo como polo agrícola, industrial e comercial. Vamos relembrar aos nossos ouvintes um resumo da história de Cândido Mota…
O coronel Valêncio Carneiro de Castro, incumbido pelo Governo do Estado de colonizar e ocupar as terras da Companhia Colonizadora Paulista, chegou à região em fins do século XIX.
Comprou a fazenda Macuco ou jacutinga, distribuiu as terras entre os herdeiros, e fundou o Posto jacu. Para iniciar a urbanização, vendeu terras a preços insignificantes a quem desejasse se estabelecer.
Em 1907, chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, facilitando o escoamento da produção cafeeira.
O povoado do Posto jacu recebeu o nome de Cândido Mota, homenagem prestada pelo coronel Valêncio ao antigo Secretário da Agricultura do Estado. Elevado à categoria de Município com a denominação de Candido Mota, por Lei Estadual número 1956, de 28 de dezembro de 1923. Apesar da emancipação a município ter ocorrido no dia 28 de dezembro de 1923, autoridades municipais aprovaram uma lei que fixou 26 de outubro, como a data do aniversário do município de Cândido Mota, segundo informações, na época, devido ao mês de dezembro já terem muitas datas comemorativas.
Hoje, às 20 horas, a Prefeitura de Cândido Mota convida a todos para participarem da Live em comemoração aos 97 anos do município onde teremos as presenças da dupla Pedro Henrique e Santiago e o Rodrigo Santana. É somente entrar na página do facebook da Prefeitura de Cândido Mota e curtir a Live.
(Otacílio Dorácio)